Fórum de discussões é importante para a elaboração de novas ações de combate à doença; representantes de diversas entidades participam do Comitê
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Ambiental, promove, nesta sexta-feira (8), reunião do Comitê Municipal de Combate e Controle da Dengue. O evento será realizado no auditório do Corpo de Bombeiros, localizado na rua Jaguaribe, 473, a partir das 14h.
Representantes de diversas entidades estarão presentes, como do Ministério Público, Diretoria de Ações e Saúde – DAS, 17ª Regional de Saúde, Defesa Civil, Núcleo Regional de Ensino, Secretaria de Educação, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e hospitais municipais da Zona Norte e Zona Sul.
De acordo com a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira, o objetivo do comitê é atualizar os dados sobre a situação da dengue no município, as ações feitas durante a semana, discutir propostas, bem como dar instruções sobre como combater e auxiliar no controle do mosquito transmissor da doença.
Segundo ela, a reunião é um fórum de discussão de propostas de novas ações. Esta é a sétima reunião a ser realizada. “A partir dos comitês, já desenvolvemos ações locais, mutirões e promovemos a integração com outros setores”, ressaltou a diretora.
LIRA
O coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Élson Belisário, informou que, na próxima segunda-feira (11), começam a ser coletadas as informações para a formulação do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA), que mostra a incidência do mosquito e a necessidade de executar novas ações em relação à doença.
Belisário explicou que essa é uma metodologia do Ministério da Saúde. “Serão visitados de 4 a 6% dos imóveis do município, o que gera um total de, aproximadamente, nove mil imóveis visitados”, observou. Os imóveis serão visitados, conforme sorteio, sendo que todas as 193 localidades (divisão do Ministério da Saúde) serão atendidas.
De acordo com o coordenador, 234 pessoas deverão trabalhar no LIRA, entre agentes de controle de endemias e funcionários municipalizados do Ministério da Saúde. “O resultado sai em, no máximo, dez dias, após a conclusão dos dados”, garantiu.
Ele ressaltou a importância da atualização dos dados, já que os trabalhos de combate à dengue estão sendo realizados com as informações do último LIRA, datado de outubro, do ano passado.
Conforme informações de Belisário, durante esta semana, a força tarefa prossegue com o fumacê nas regiões norte, oeste e central.
n.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário