quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Assassinato de Criança


Adolescente é mantido em delegacia

Jovem de 16 anos teria assassinado garoto de 7 por causa de uma pipa em Santa Mariana; crime chocou a cidade
Anderson Coelho
"Era um menino tão bom, não fazia mal para ninguém", lamentou o avô Ilso Colognese. No detalhe, as pedras usadas no crime
Santa Mariana – O adolescente de 16 anos que foi apreendido por ser suspeito de assassinar um garoto de apenas 7 anos em Santa Mariana (Norte Pioneiro) está detido na delegacia na cidade. Na região, não há unidade para internação de menores infratores. A vítima foi esganada até a morte e o corpo apedrejado para dificultar a identificação. O crime aconteceu no final de semana. 

O adolescente, segundo a polícia, confessou o crime e justificou que estava sendo "perturbado" pelo menino enquanto soltava pipas. "Frio, falou normalmente durante todo o depoimento e contou os detalhes do crime. Disse que esganou o garoto e depois levou o corpo até uma área nas imediações da rodovia. Achando que a vítima ainda pudesse acordar, bateu com pedras na cabeça dele", relatou o delegado de Bandeirantes, Michael Araújo, que responde também por Santa Mariana. 

Detalhes que chocaram a pequena cidade de pouco mais de 12 mil habitantes. "Isso não existe, é o fim do mundo", surpreendeu-se o comerciante Julio Cesar Schirayschi. "A criminalidade está crescendo a cada dia", lamentou a dona de casa Zilma Moraes. "Pegou a cidade toda de surpresa, uma barbaridade", definiu o aposentado Agenor Lacerda. 

O corpo do menino de 7 anos foi sepultado no Cemitério Municipal de Santa Mariana. Dado ao avançado estado de decomposição, o caixão foi lacrado e a família não pode velá-lo. 

Ele era o único filho de uma família desestruturada. A mãe é prostituta e o pai, alcoólatra. Os avós ajudavam a criar o menino, que iniciaria nos próximos dias o segundo ano do ensino fundamental. 

O avô paterno foi o último a vê-lo com vida. "Meu neto adorava pipa e tubaína. Toda manhã ele me pedia um trocadinho para comprar refrigerante. Era um menino tão bom, não fazia mal para ninguém", lamentou o autônomo Ilso Colognese. 

A promotoria pública solicitou judicialmente a internação provisória do infrator, pedido acatado pelo juiz Ermes da Fonseca Neto. O adolescente, que já havia sido apreendido duas vezes pelo cometimento de pequenos furtos, ficará 45 dias internado provisoriamente. A dúvida paira sobre a localidade. 

Por enquanto, o infrator é mantido em uma cela isolada da carceragem da Delegacia de Santa Mariana, onde estão outros 22 criminosos. Dentre os detentos, o tio da vítima, que cumpre pena por furto. "Estamos gestionando a área para internação. Existe a possibilidade para que ele seja enviado para o Centro de Socioeducação (Cense) de Londrina ou uma outra delegacia próxima daqui. A presença dele (em Santa Mariana) pode gerar ameaça aos policiais ou ao próprio adolescente", enfatizou o delegado Michael Araújo. 

Em 45 dias, o adolescente infrator vai passar por nova análise de equipe multidisciplinar. Se o laudo apontar que ele pode voltar a conviver em sociedade, será colocado em liberdade. Senão, a internação é prorrogada por mais 45 dias. No ato infracional o adolescente só pode ficar três anos internado, implicação que revoltou o avô da vítima. "Que justiça é essa? Quero que ele fique preso pelo resto da vida", afirmou.
Fonte: Folhaweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário