sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Atividades do CCI mudam para a Estação Ferroviária

Grupo tem um novo local de encontro. Na próxima semana acontece a Semana Nacional do Idoso


O espaço ao ar livre da estação proporciona maior descontração

   Na próxima semana se comemora a Semana Nacional do Idoso. Em Ibiporã, o Município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoverá, a partir de terça-feira, dia 25, eventos de orientação, promoção da saúde e confraternização com o público da terceira idade (veja a programação em anexo).

   As principais atividades serão dia 25, terça-feira, a partir da 13 horas, no Auditório Pioneiros, da Secretaria Municipal de Educação, na antiga Estação Ferroviária. A abertura será com apresentação de dança flamenca com um grupo todo formado por mulheres da terceira idade da Companhia de Dança Flamenca, de Londrina.

   Na sequência, duas palestras de orientação à saúde para os idosos: uma com médico geriatra Francisco Osvar Martins, da rede municipal de saúde de Ibiporã, e outra com Silvana Cardoso e Souza, do SESI/ Londrina, sobre os benefícios da atividade física na terceira idade. O dia será encerrado com um café no Museu. Na quinta (27), a partir das 9 horas, haverá recreação e almoço na ASMI; e na sexta, uma missa de ação de graças na Igreja Matriz, às 19 horas.

   Uma novidade é que a partir desta semana o grupo do CCI (Centro de Convivência dos Idosos) passou a realizar suas atividades no Complexo da Estação Ferroviária.

   Serão intensificados os jogos e atividades manuais e haverá visitas dirigidas ao Museu do Café. O espaço ao ar livre proporcionará atividades diferenciadas e contribuirá para a maior integração do grupo.

   “Houve a necessidade de mudança porque o Centro de Eventos terá outras atividades até o final do ano. Como a reforma e ampliação do CCI ainda não foi concluída, a melhor opção foi trazer os idosos para a região onde já estão acostumados. Nossa equipe está se desdobrando para adaptar o local com o objetivo de melhor recebê-los”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins.
   Leia a entrevista com a secretária Ana Cláudia:

Qual a importância de promover e trazer novas atrações culturais para o público da terceira idade de Ibiporã?

Ana Cláudia Martins - Quando a gente fala da atenção à terceira idade temos que abordar todas as formas de atenção. E as políticas sociais são isso: promoção da saúde, da cultura, a importância da atividade física. Ou seja, vamos contextualizar esse evento com o que já vem acontecendo no município, que são as academias ao ar livre que estão sendo instaladas nos bairros. E a terceira idade está integrada nisso. Este ano iniciamos uma nova parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Alguns idosos já entraram no cenário da cultura de forma mais efetiva, participando da encenação teatro ‘Janelas da Vida’, no último domingo (16), e foram muito aplaudidos. E a intenção é essa: mobilizá-los cada vez nas várias frentes nas quais eles possam atuar.

Fale sobre o grupo de dança flamenca que se apresentará aqui em Ibiporã no dia 25.

Ana Cláudia – Nós o convidamos porque é um grupo de dança da terceira idade. Temos muitas coisas maravilhosas produzidas aqui em Ibiporã, mas a gente quis trazer esse grupo de Londrina porque é um grupo propriamente da terceira idade. Como é um espetáculo muito bonito, queremos mostrar aos nossos idosos do que eles são capazes e que podem também formar um grupo desses por aqui. Aí depois é só fazermos uma parceria com a Fundação Cultural para darem aula de dança para eles.
Fonte: Nucleo de Comunicação - PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário