segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Nesta terça (dia 6) acontece a posse do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Ibiporã
Nesta terça-feira (06/11), às 9 horas, acontece a posse dos 36 membros escolhidos para a 1ª gestão do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Ibiporã. O evento será realizado no Auditório dos Pioneiros, no Centro Socioeducacional e Turístico de Ibiporã, antiga Estação Ferroviária, e faz parte das comemorações dos 65 anos de Ibiporã, que serão completados dia 8 de novembro.
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência foi instituído pela atual administração municipal, em parceria com a APAE, APADEVI e APASI, após a realização da 1ª Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência, realizada dia 21 de agosto de 2012.
Em entrevista, a Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, lembrou que a organização de um conselho desta natureza era uma solicitação antiga das instituições públicas, privadas e do terceiro setor. “A lei que criou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Ibiporã foi sancionada ainda em 2005 e chegou, inclusive, a ser alterada em 2010, mesmo sem a existência de um Conselho de fato. Este ano, com a mobilização da administração municipal, da APAE, APADEVI e da APASI tornou possível a implantação deste Conselho em Ibiporã”, afirmou. O Conselho foi criado seguindo as diretrizes do CONADE (Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência), adaptado à legislação do município.
Ana Cláudia também informou que Ibiporã tornou-se a 21ª cidade do Paraná a criar o Conselho, o que coloca o município no cenário de vanguarda da participação da sociedade civil e do poder público na efetivação das políticas públicas voltadas a essa população. “Ibiporã serve de estímulo às instituições que auxiliam a pessoa com deficiência presentes em todo o Estado, que, ao se espelharem no exemplo dado na cidade poderão se mobilizar em seus respectivos municípios, fazendo “acontecer seus conselhos”, completou. 
Dos 36 membros (18 titulares e 18 suplentes), metade são representantes do Poder Público e metade da sociedade civil, divididos em três grupos: os representantes das entidades que atuam com a causa em Ibiporã (APAE, APADEVI e APASI), representantes das famílias de pessoas com deficiência, e estas próprias pessoas. A mesa diretora do Conselho será escolhida ainda dia 06, após a cerimônia de posse.  
Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário