A Amazônia e as Cataratas do Iguaçu, dois patrimônios da biodiversidade brasileira estão relacionados entre as“Sete Maravilhas Naturais do Mundo”, no resultado preliminar apresentado pela Fundação New Seven Wonders para o concurso das 7 Novas Maravilhas Naturais.
De imediato, o presidente da Embratur, Flávio Dino aplaudiu: “Essa escolha das Cataratas e da Amazônia como parte das 7 Novas Maravilhas da Natureza dará um ganho de imagem incalculável a dois de nossos principais destinos turísticos – o que já está acontecendo em todo o mundo com o anúncio do resultado”, afirmou Dino. “E reforça a imagem do Brasil como um país com grande diversidade de destinos turísticos e em que a preservação ambiental dessas duas maravilhas convive com uma economia crescente, que caminha a ser a 5ª do mundo em 2020”.
O presidente da Adtur, Lúcio Flavo Adorno, mostrou-se eufórico e satisfeito com o resultado que, segundo ele, deverá atrair um fluxo maior de visitantes ao Brasil, especialmente para conhecer os dois pontos turísticos, únicos no mundo em sua excepcionalidade.
A vitória da Amazônia deve ser comemorada em todos os estados da região Norte, que empenhou-se na campanha para eleger o fabuloso ecossistema amazônico e torná-lo reconhecido mundialmente. A conquista é a visibilidade internacional que virá, beneficiando todos os estados e o país, o único a conquistar duas maravilhas da natureza na lista. As Cataratas e a Amazônia também são as únicas eleitas localizadas no Ocidente e também as duas que representaram mais de um país.
Na comemoração da fronteira entre Brasil e Argentina, o ambiente parecia ao de uma vitória em Copa do Mundo. O Comitê Brasileiro de apoio à candidatura das Cataratas comemorou com festa e uma coletiva no hotel Rafain centro. Para o coordenador do Comitê, o jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu, “essa vitória deve ser comemorada por brasileiros e argentinos. E um reconhecimento do mundo; do planeta a uma das belezas mais impressionantes da natureza”.
Brasileiros e argentinos, da provincia vizinha de Misiones, foram festejar com uma queima de fogos na Ponte da Amizade, no entroncamento que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú e a Ciudad del Leste (Paraguai).
Segundo a New Seven Wonders, podem ocorrer mudanças entre os vencedores apontados hoje, de modo provisório. De fato, porém, isto é pouco provável. A lista preliminar foi anunciada em ordem alfabética, e não por qualquer posição ou ranking. O cálculo de votação será validado por uma verificação independente (da New Seven Wonders) e os ganhadores confirmados serão anunciados no início de 2012, durante cerimônia oficial.
A eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza começou no ano de 2007, com a participação de 440 atrações de 220 países e territórios. O concurso promovido pela Fundação New 7 Wonders, da Suíça, foi feito nos mesmos moldes da disputa que consagrou o Cristo Redentor como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno criadas pelo homem.
AE
Nenhum comentário:
Postar um comentário